As pessoas geralmente pensam que não há diferença entre alimentos naturais e orgânicos e que ambos significam a mesma coisa. No entanto, isso não é verdade. Se você comparar as definições de orgânico e natural, a diferença será bastante clara.
Alimentos orgânicos referem-se aos itens alimentícios que são produzidos, manufaturados e manuseados usando métodos orgânicos definidos por órgãos de certificação, como o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), sob a Lei de Produtos Orgânicos dos Alimentos.
Alimentos naturais, por outro lado, geralmente se referem a itens alimentares que não são alterados quimicamente ou sintetizados de qualquer forma. Estes são derivados de plantas e animais. Assim, um item alimentar natural não é necessariamente orgânico e vice-versa.
Mas a questão importante é: “Por que algumas pessoas preferem alimentos orgânicos e outras preferem alimentos naturais?” Isso ocorre porque algumas pessoas acreditam que a síntese de um item alimentar resulta em algum nível de perda de nutrientes e propriedades benéficas. Portanto, eles exigem comida natural.
O que é comida orgânica?
Comida orgânica refere-se a itens que são produzidos usando menos meios artificiais, mas benéficos. Padrões rigorosos para produção, manuseio e processamento de alimentos orgânicos existem em todo o mundo.
O que é comida natural?
Os itens são minimamente sintetizados. Padrões rigorosos não existem para produtos alimentícios naturais em muitas partes do mundo.
Diferença entre alimentos orgânicos e naturais
Agências de Certificação
Alimentos Orgânicos: Muitos países possuem organismos de certificação, sendo o mais proeminente o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Alimento natural: A Associação Internacional de Produtores de Produtos Naturais (IANPP) está tentando obter as definições de alimentos naturais em um lugar confiável e eficaz. Deve-se notar que esta associação não é um organismo de certificação. Alimento natural e alimento biológico
Rótulos dos alimentos
Alimentos orgânicos: rótulos orgânicos têm implicações legais. Um fabricante deve seguir as regras e regulamentos especificados antes de usar o rótulo orgânico.
Alimento natural: Os rótulos naturais são normalmente usados livremente pelos fabricantes devido à falta de normas adequadas.
Demanda De Alimentos
Comida orgânica: Há muito mais para alimentos orgânicos do que para alimentos naturais. Alimentos orgânicos estão prontamente disponíveis em todo o mundo e as pessoas compram mais e mais a cada ano.
Alimento natural: A demanda está aumentando, mas não tanto quanto para alimentos orgânicos.
Benefícios para a saúde
Alimentos Orgânicos: Não há evidências para provar que os alimentos orgânicos são mais saudáveis que os alimentos não orgânicos. As pessoas preferem alimentos orgânicos porque acham que é mais seguro do que alimentos convencionais, pois os produtos químicos não são usados em sua produção.
No entanto, pesquisas recentes sobre os benefícios para a saúde do leite orgânico impulsionaram os espíritos dos amantes da comida orgânica. Pesquisas recentes [2] sugerem que a escolha de alimentos orgânicos pode levar ao aumento da ingestão de antioxidantes nutricionalmente desejáveis e à exposição reduzida a metais pesados tóxicos.
Alimento Natural: As pessoas preferem este tipo de alimento porque acreditam que o processamento excessivo de alimentos perturba os benefícios implícitos para a saúde.
Diante deste cenário, a Omnilife é única empresa de nutríção com a certificação FSSC 22000 que garante qualidade de produção de seus suplementos do campo à sua mesa. Produzindo produtos orgânicos e extraindo seus nutrientes para a criação dos suplementos alimentares de maior absorção do mercado. Alimentos com a Tecnologia da Micelização aliado à qualidade de produtos orgânicos, promovem resultados incríveis à saúde.